Medicamentos usados para ansiedade e depressão podem prejudicar os dentes

Saúde

Medicamentos usados para ansiedade e depressão podem produzir efeitos adversos que prejudicam diretamente os dentes. A redução da saliva (boca seca) e o ranger de dentes, também chamado de bruxismo, são os principais deles.

Na bula de dois antidepressivos amplamente usados — fluoxetina e sertralina —, a chamada “secura de boca”, ou boca seca, é apontada como efeito adverso comum. Na sertralina, o ranger de dentes também compõe a lista dos eventos adversos que o remédio pode causar.

Os ansiolíticos, como alprazolam (Frontal), clonazepam (Rivotril) e diazepam (Valium), também incluem na lista de reações a “secura de boca”.

O bruxismo, por si só, prejudica a arcada dentária com o encurtamento dos dentes a longo prazo. Porém, a boca seca também é algo negativo, já que a saliva é um líquido essencial para equilibrar a acidez da boca.

“Você ter os dentes ressecados, porque a salivação está pouca, com ácido atacando os dentes e, ainda por cima, rangendo os dentes, esfregando um dente no outro, é a forma do caos”.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.