Telegram suspenso no Brasil

Cidades Destaque

Diretor executivo da empresa afirmou que vai recorrer da decisão de Justiça Federal do Espírito Santo

O aplicativo de mensagens Telegram continua suspenso no Brasil e completa, nesta sexta-feira, 28, dois dias sem funcionar. A medida foi decretada pela Justiça Federal do Espírito Santo em decorrência de uma investigação da Polícia Federal (PF) envolvendo ameaças e ataques a instituições de ensino.

Há dois dias, a troca de mensagens através da plataforma não é mais possível em território brasileiro. Os usuários que tentam enviar algum tipo de material, seja ele em texto ou audiovisual, se deparam com o conteúdo parado. Desde o início do bloqueio, as redes sociais foram tomadas de reclamações da decisão judicial.

A suspensão do sistema foi solicitada por não cumprimento de determinações judiciais. Em meio a uma investigação relacionada à recente onda de violência nas escolas, o Telegram deixou de entregar às autoridades dados de grupos neonazistas que agem na plataforma.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 27, o diretor executivo da plataforma, Pavel Durov, afirmou que vai recorrer da decisão e prometeu “defender a privacidade e a liberdade de expressão” dos utilizadores.

“Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada”, declarou.

Ainda segundo Durov, os dados solicitados pela Justiça brasileira, que determinou multa de R$ 1 milhão para cada dia que o Telegram não colabore integralmente com a investigação, são “tecnologicamente impossíveis de serem coletados”.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.