Telegram alerta aos usuários sobre a chamada “PL da Censura”

Cidades Destaque

A liberdade de expressão é um direito humano básico e deve ser protegido em todas as esferas da vida, inclusive na internet. O manifesto divulgado pelo Telegram afirma que o PL 2.630 é uma das legislações mais perigosas do mundo e representa uma ameaça à liberdade de expressão e privacidade dos usuários da plataforma. O texto ainda destaca que o projeto é vago e pode ser usado para censurar conteúdo legítimo e impor restrições à internet.

Além disso, o Telegram afirma que a plataforma sempre defenderá a liberdade de expressão e a privacidade de seus usuários, e que não cederá às pressões de governos autoritários ou medidas repressivas. A iniciativa do Telegram segue o posicionamento adotado pelo Google, que também exibiu uma mensagem em sua página inicial alertando sobre os riscos do PL 2.630.

A medida visa conscientizar os usuários e pressionar o Congresso Nacional a rever o projeto de lei. O manifesto divulgado pelo Telegram destaca que o PL 2.630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial, o que representa uma ameaça à liberdade de expressão e privacidade dos usuários da plataforma.

O posicionamento do Telegram segue uma tendência de empresas de tecnologia em se manifestar contra o PL 2.630/2020, que foi proposto para combater notícias falsas e discursos de ódio na internet, mas que também tem sido criticado por especialistas em direitos digitais e liberdade de expressão por seu potencial de cerceamento à liberdade na rede.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.