Preço do café dispara no Brasil

Destaque

VOCÊ GOSTA DE CAFÉ? Os preços do café, do arábica e do robusta, dispararam no mercado. E não foi somente no Brasil. Em outros países produtores, como o Vietnã e Colômbia, o valor do grão também teve altas consideráveis fazendo o café se tornar mais um artigo de luxo para os consumidores. Clima, produção menor e câmbio são os principais motivos da alta, que pode se repetir até janeiro de 2025.

Do início do ano até agora, o preço do quilo do café moído já aumentou 33%, conforme o IPCA de novembro.

As secas e as queimadas que atingiram as principais regiões produtoras neste ano provocaram uma quebra da safra e, como o café é uma commodity, seus preços são cotados em dólar e definidos nas bolsas de valores. Por isso, o valor subiu em todos os países. As cotações internacionais tiveram a maior alta dos últimos 50 anos nos últimos meses e o reajuste passa dos 70%.

No Brasil, a alta do dólar recente impactou ainda mais os consumidores nos supermercados. Primeiro, porque o peso da moeda norte americana pesa no preço final e, segundo, porque com a demanda internacional aquecida, os produtores devem direcionar mais cafés para o exterior, reduzindo a oferta para o mercado doméstico. Economistas acreditam que até janeiro de 2025, o café ainda possa subir mais.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.