Dilma exibe mapa-múndi invertido, com Brasil ao centro, em evento na China

Política

A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff (PT), apresentou nesta terça-feira (13), em um evento na China, uma versão do mapa-múndi em que o Brasil aparece no centro e o Sul está voltado para cima. O mapa, lançado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), busca promover uma nova perspectiva geopolítica, destacando o Sul Global. Dilma estava acompanhada do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que comemorou o impacto imediato da nova versão do mapa.

“A publicação do novo mapa-múndi pelo IBGE alcançou êxito instantâneo, considerando o importante debate aberto e destravado sobre o Brasil diante da nova geopolítica global, impulsionada pela emergência do Sul Global”, escreveu Pochmann no X. Essa não é a primeira vez que o IBGE altera a forma de exibir o mapa-múndi. Em abril de 2024, o instituto já havia lançado uma versão em que o Brasil aparecia no centro do mundo, mas sem a inversão da orientação, ou seja, o Norte continuava no topo.

No entanto, a edição de 2024 enfrentou críticas por apresentar uma série de erros, incluindo a troca de períodos geológicos e informações incorretas sobre a idade e a separação dos continentes. Na ocasião, o IBGE reconheceu as falhas e publicou uma errata.

A nova versão do mapa, agora com o Sul voltado para cima, reflete uma tendência crescente entre os países do Sul Global de questionar a hegemonia do Norte nas representações cartográficas.

Para os defensores da mudança, o modelo tradicional de mapas reforça uma visão eurocêntrica, enquanto a versão invertida busca destacar a importância de países em desenvolvimento, como o Brasil, na política e na economia globais.

A apresentação do mapa durante o evento na China, onde Dilma Rousseff lidera o Banco do Brics, reforça o simbolismo da iniciativa, que busca reposicionar o Brasil e outros países do Sul Global no centro das discussões geopolíticas.

No entanto, a versão invertida do mapa também gera debates.

Especialistas apontam que a orientação tradicional, com o Norte no topo, é uma convenção histórica e que a inversão, embora simbólica, não altera as realidades geográficas e econômicas.

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.