Atlético-MG vence Palmeiras e dispara na liderança do Brasileirão

Esportes

Atlético Mineiro ampliou a vantagem na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, neste sábado (14), no Mineirão, em Belo Horizonte, em um clássico nervoso e marcado por uma expulsão polêmica, ainda no primeiro tempo — que refletiria na abertura do placar.

A jogada que modificou a história do jogo ocorreu aos 36 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, mostrou o cartão vermelho direto para o volante Patrick de Paula, que havia sido advertido com o amarelo por uma entrada faltosa anterior.

Após confirmar a 12ª vitória no Brasileirão — a nona consecutiva —, o time atleticano saltou para os 37 pontos, abrindo cinco do vice-líder Palmeiras (32).

O duelo dos líderes

Jogando em casa e embalado pela vitória nas quartas de final da Libertadores, o Atlético Mineiro pressionou o time paulista em praticamente todo o primeiro tempo, especialmente em jogadas do atacante Hulk e do meia argentino Nacho Fernández.

Já o Palmeiras se manteve firme na defesa e desceu pouco ao ataque. Em um desses lances, aos 20 minutos, o lateral-direito Gabriel Menino, campeão olímpico com a seleção brasileira em Tóquio 2020, chutou da entrada da área para a boa defesa do goleiro Everson.

Porém, aos 35 minutos, o volante Patrick de Paula — que já havia recebido um cartão amarelo por uma falta em Nathan Silva — foi expulso de campo , após uma disputa de bola com Jair na intermediária.

Os palmeirenses alegaram que o volante apenas escorregou na jogada e, por isso, atingiu o adversário.

Revoltado com a marcação, o treinador português Abel Ferreira reclamou da arbitragem e também recebeu o cartão vermelho. O auxiliar Vítor Castanheira passou a comandar o time em lugar do compatriota.

Com vantagem numérica em campo, o Galo criou a sua melhor chance de gol na primeira etapa do jogo. Aos 43, o chileno Eduardo Vargas soltou uma bomba da entrada da área, mas o goleiro Weverton desviou com a ponta dos dedos e evitou o gol atleticano.

Porém, no último lance do primeiro tempo, aos 47 minutos, o atacante venezuelano Savarino aproveitou um cruzamento de Guilherme Arana pelo lado esquerdo, que cruzou toda a área alviverde, para abrir o placar no Mineirão: 1 a 0.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a comissão técnica do Palmeiras decidiu fazer uma mudança radical para reequilibrar o time, buscar o empate ou, eventualmente, a virada. Entraram Zé Rafael , Danilo Barbosa, Luan, Rony nos lugares de Veron, Scarpa, Willian e Veron, respectivamente.

Porém, aos 16 minutos, após uma intensa pressão, o Galo ampliou com mais um gol de Savarino, após falha da defesa e novo cruzamento de Arana.

O goleiro Weverton foi atingido na cabela pela canela do atacante durante a disputa de bola e ficou caído no gramado. Sem condições de retornar, ele foi substituído por Jaílson, aos 23 minutos — a partida permaneceu paralisada para o atendimento do goleiro alviverde por 7 minutos.

Com isso, a estratégia palmeirense caiu por completo. Já o técnico Cuca, com a vitória praticamente assegurada, decidiu mexer no time mineiro para preservar alguns atletas em razão da decisão contra o River, na próxima semana, em Belo Horizonte.

A equipe da casa não foi incomodada pelo ataque palmeirense — que apenas se defendeu durante toda a etapa final — e ainda chegou perto do terceiro gol, aos 45 minutos, em um chute de Nathan que desviou em Gustavo Gómez e quase enganou Jaílson.

Próximos jogos

Na próxima terça-feira (17), o Palmeiras recebe o São Paulo no jogo da volta das quartas de final da Libertadores. Na primeira partida, os rivais empataram em 1 a 1.

Na quarta (18), o Atlético Mineiro recebe o River, no Mineirão. Em Buenos Aires, os brasileiros venceram por 1 a 0.

ATLÉTICO MINEIRO 2 X 0 PALMEIRAS

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.